quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Risoto Popular Carioca de Camarões

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
- 1 kg de camarão sete barbas
- 3 ramos de coentro
- suco de 1 limão Tahiti
- 1 pimenta dedo de moça
- 2 colheres (sopa) de manteiga- 1 colher (sopa) de azeite - 1 cebola picada- 1 xícara (chá) de champignon em conserva picado(s) - opcional- 1 pimentão verde picado- 2 tomates picados, sem peles, sem sementes- 2 xícaras (chá) de arroz- quanto baste de sal- quanto baste de pimenta-do-reino preta- ½ xícara (chá) de vinho branco- 3 xícaras (chá) de caldo de camarão ou de galinha sem gordura- 2 colheres (sopa) de salsinha- 2 folhas de louro
Modo de preparo
Limpe os camarões, retirando as duas tripas.
Separe as cabeças, lave tudo muito bem e deixe os camarões temperados com suco de limão e coentro. O mesmo se faz com as cabeças.

Comece a preparar os ingredientes para o cozimento, isto é, picar a cebola, retirar a pele e as sementes dos tomates e picá-los, picar o pimentão. Se for usar champignon, picá-los também.

Numa panela cozinhe as cabeças dos camarões em água com uma pitada de sal, e uma pimenta dedo de moça. Retire as folhas de coentro e a pimenta após o cozimento, prove o sal, coe o caldo e reserve a quantidade correspondente a 3 xícaras de chá.

Em outra panela grande aqueça o azeite e a manteiga, refogue a cebola, o alho, o pimentão, os tomates (e os champignons se for usá-los). A seguir, coloque o arroz, sal e a pimenta. Frite bem. Junte o vinho e deixe ferver lentamente uns 5 minutos. Acrescente o caldo de camarão ou o de galinha quente, a salsinha e a folha de louro. Cozinhe por mais ou menos 10 minutos mexendo de vez em quando. Adicione o camarão já escorrido e sem o coentro e cozinhe por mais uns 5 minutos dependendo do tamanho do camarão. Retire a folha de louro e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: